29 de junho de 2022

Poluição e Reciclagem

POLUIÇÃO

Poluição do Ar
A poluição do ar traz malefícios que reduzem a biodiversidade, além de comprometerem a saúde humana, e aceleram o efeito estufa, o que contribui para o aquecimento global. Nas ações da natureza podemos destacar a erupção dos vulcões e a poeira que é levantada nos desertos.
Quanto às ações do homem, mencionam-se os rejeitos da industrialização ou da mineração. Mas há também as queimadas provocadas, assim como a queima de combustíveis fósseis. O spray de alguns aerossóis e o gás do ar-condicionado são igualmente grandes poluentes. Nas cidades grandes, os gases nocivos provocam irritação na garganta e nos olhos, além de problemas dermatológicos. Quando se respira muito monóxido de carbono pode causar vertigem, hipertensão, cefaleia e, em alguns casos, mata por asfixia.

Poluição da Água
A poluição da água vem das modificações da sua qualidade, transformando-a em imprópria para o consumo e se torna nociva aos organismos vivos habitantes em seu meio. Há a poluição natural como por exemplo os vulcões que lançam lavas no mar e provocam a contaminação, principalmente por enxofre. 
Mas a causa maior da poluição da água é a ação do ser humano. A atividade agrícola pode ser considerada potencialmente poluidora, pelo uso de pesticidas e fertilizantes químicos que chega a infiltrar no solo, podendo assim atingir o lençol freático. Já a atividade das indústrias é sempre poluente pois gera resíduos tóxicos. Dentre as atividades domésticas, o esgoto é certamente o que mais polui a água. É que além dos dejetos humanos, também há o uso de detergentes, que causam grande dano ambiental. Quando o lixo é mal descartado, o chorume infiltra no lençol freático, com isso poluindo diretamente a água.

Poluição do solo
A poluição do solo tem como principal causa o uso de produtos químicos na agricultura chamados de agrotóxicos. Eles são usados para destruir pragas e até ajudam na produção, mas causam muitos danos ao meio ambiente, alterando o equilíbrio do solo e contaminando os animais através das cadeias alimentares. A decomposição da matéria orgânica existente no lixo gera um líquido altamente poluidor, o chorume, que vaza e contamina o solo e causa muitos danos ao lençol freático.

RECICLAGEM

Compostagem
A compostagem é a "reciclagem dos resíduos orgânicos": é uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc) em adubo. É um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico. A compostagem é uma forma de recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem. Além disso, é uma maneira de reduzir o volume de lixo produzido pela sociedade.

Aterro Sanitário
Espécie de depósito no qual são descartados resíduos sólidos, prioritariamente materiais não recicláveis. Devem estar fora de áreas de influência direta em manancial de abastecimento público, distante 200 metros de rios, nascentes e demais corpos hídricos, a 1.500 metros de núcleos populacionais e 300 metros de residências isoladas. Além disso, precisam de sistema de impermeabilização, cobertura diária dos resíduos, projeção de vida útil superior a 15 anos, sistema de monitoramento de águas subterrâneas e tratamento de chorume.

4 R's
  • Reciclar: esta ação transforma um objeto usado em um novo produto, que pode ser igual ou diferente. Esta prática resulta em economia de matéria-prima, que é retirada da natureza. O primeiro passo é proceder a coleta seletiva em sua casa, separando o lixo orgânico do reciclável (plástico, metais, vidro, papel), além de resíduos perigosos (pilhas, lâmpadas, medicamentos, material de limpeza e outros produtos químicos).
  • Reutilizar: Sabe-se que tudo que é fabricado necessita do uso de energia e matéria-prima, assim, ao jogarmos algo no lixo, estamos desperdiçando também a energia que foi usada na fabricação. 
  • Reduzir: refere-se ao ato de diminuir o lixo e também a emissão de poluentes, a partir de um consumo mais consciente e poupador de recursos naturais. Se atentarmos para as compras que realizamos no cotidiano e nos serviços que contratamos, poderemos perceber que muitas vezes adquirimos coisas que não precisamos ou que usamos poucas vezes.
  • Repensar: corresponde à atitude que tomamos e que tem consequência direta em nossas vidas e ao meio ambiente. Assim, deve-se sempre reavaliar e mudar a postura. Na verdade, não se trata de deixar de fazer as coisas, mas sim de fazer de uma maneira que melhore a qualidade de vida e respeite o meio ambiente.
Cores e Símbolos da Reciclagem



Fonte :

Nenhum comentário:

Postar um comentário